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Cultura corporativa: por que é tão importante e pode transformar pessoas e negócios?

Encantar e envolver os colaboradores é tão importante quanto zelar pelos clientes. Entenda por quê. 

Uma empresa é construída de valores, propósitos e pessoas. Por trás de cada marca, uma história. Mas, como ela é passada para frente? Como seu DNA é compartilhado com cada colaborador, com cada cliente, com cada stakeholder? Tudo isso ocorre por meio da Cultura Corporativa, tema do Conteúdo 3AM de hoje. 


Cultura corporativa: o conceito

Cultura corporativa é o conjunto de valores, crenças, comportamentos e práticas que caracterizam uma empresa . Ela define a identidade da organização e sua forma de atuação no mercado, além de influenciar diretamente a motivação e a produtividade dos colaboradores.


A alma da empresa e seu reflexo para o mercado

Tudo começa dentro de casa, ou seja, pessoas felizes e motivadas prestam um atendimento melhor aos clientes, são inovadoras e embaixadoras da marca. Uma cultura que acredita em princípios como estes se torna forte e positiva. Ela tem o poder de unir equipes em torno de uma visão comum, de criar um ambiente de trabalho saudável, e aumentar a produtividade e a eficiência.

Dentro disso, engajar colaboradores  é tão importante quanto cultivar clientes, já que são eles a linha de frente perante o consumidor. São capazes de impulsionar companhias, ou simplesmente bater o cartão e retornar para a casa para pagar as contas. O reflexo dessa conduta vai depender da cultura disseminada e alimentada em todos os níveis hierárquicos. 

Além disso, a cultura influencia diretamente a forma como a empresa se posiciona no mercado e como é vista pelos públicos. No entanto, não é algo que se constrói do dia para a noite. Ela deve ser pensada e trabalhada continuamente pelos líderes da organização, que devem ter a habilidade de comunicá-la de forma clara e reforçá-la através de suas ações e decisões. Quando a cultura corporativa é bem trabalhada, ela pode transformar pessoas e negócios, gerando benefícios tanto para os colaboradores quanto para os resultados da empresa.


Em resumo:

Construir uma cultura corporativa é importante porque ajuda a definir a identidade da empresa frente ao mercado e a estabelecer os valores e comportamentos desejados pelos colaboradores, torna  a empresa mais competitiva, engajada e disruptiva.


Cultura Corporativa | 3AM IT Services

A 3AM IT Services acredita que as pessoas são as grandes mobilizadoras e impulsionadoras de estruturas corporativas, por isso mesmo, compreender e internalizar a forma de ser e viver da companhia é tão importante. 

Pensando nisso, a 3AM criou um “movimento” focado em desenvolver este aspecto e disseminar valores e propósitos para que todos pudessem compartilhar da mesma visão, da mesma essência. “Contratamos uma consultoria e direcionamos um padrinho interno para o projeto, um entusiasta que, hoje, é responsável por envolver os times, criar capacitações e difundir, de maneira contínua, todos os aspectos que fazem parte do core da organização”, explica Alexandre Magno, Chief Operating Officer (COO) da 3AM IT Services.

Para o executivo, esse trabalho descreve também as boas práticas da empresa perante o mercado, sua maneira de negociar, de atender, de ser e fazer as coisas. “Como nos comunicamos, como lideramos, a nossa forma de trabalhar… tudo isso precisa refletir a nossa cultura. Então, é um trabalho contínuo” , destaca.


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